Sopas

No inverno nada mais delicioso do que boas opções de sopas e caldos para os dias mais frios.

A sopa, junto com o pão, foi a primeira refeição completa da história da humanidade. Conhecida como “sop” no latim arcaico, que significava o pão despejado sobre o caldo quente, ela surgiu na pré-história, quando homem percebeu que as carnes duras que caçava ao serem aquecidas na água quente com ervas ganhavam melhor sabor e ficavam macias.

Durante milhares de anos os camponeses tiveram na sopa seu prato principal. Na Arte, grandes pintores expunham exuberantes pratos, onde personagens saciavam sua fome com uma tigela de sopa. Na Bíblia a sopa aparece como “suculentos caldos” preparados pelos Hebreus no Egito. Na Idade Média, a medicina reconheceu o valor nutricional da sopa, tornou-se um prato requintado da nobreza, e para os pobres, fonte de energia e saúde.

A partir daí a sopa incorporou ao cardápio da civilização, ganhando forma e criatividade no decorrer dos séculos e rodando o mundo. Uma refeição nutritiva e energética que ao longo do tempo tornou-se indispensável para todos os povos. Cada um deles colocou na sopa um pouco de sua cultura e costumes, virando tradição em diversos países.